Skip to content

Falando um pouco sobre namoro cristão

25/01/2011


**TEXTO LONGO, espero que leiam até o fim. Vai ter com a formiga, ó preguiçoso!! Hahaha**

Quero falar sobre o que tenho visto e vivido. Experiências minhas e de pessoas que conheço. Espero que te ajude, de coração!  :)

 Namoro é um dos mais comentados assuntos em rodas de jovens. Nas rodas de jovens crentes creio que seja comentado de forma diferente, mas ainda assim é muito comentado. Minhas amigas que namoram vivem falando sobre o namoro delas, o que aconteceu, as coisas boas e as ruins. As amigas solteiras comentam sobre como gostariam que fossem seus futuros namorados, ou sobre aqueles em quem elas estão interessadas. Me pergunto se são só nas rodas de meninas que isso é tão comentado (tenho quaaaaase certeza que não).

 Eu estou lendo um livro chamado “Limites no Namoro”, dos doutores Henry Cloud e John Townsend e vou usar um pouco dele pra falar sobre isso. Quero deixar claro logo no segundo parágrafo que eu nunca namorei, então não vou poder dar nenhum exemplo de experiência própria, mas acreditem: tenho muuuuuuitos exemplos de coisas que já vi e ouvi e li. Então, vou escrever me baseando nisso. :)

  • Conceitos

 Acho engraçado perceber a diferença de conceitos de namoro que existe entre o mundo e os crentes. No conceito do mundo tudo começa com o famoso “ficar”. Duas pessoas se interessam uma pela outra, “ficam” uma vez, se gostarem “ficam” mais, até o dia que decidirem que a relação está séria o suficiente pra virar um namoro.

 Sabemos que o namoro entre cristãos (já vou abrir aqui um parênteses pra deixar claro que estou escrevendo sobre namoro entre cristãos. A minha posição sobre namoro entre cristão e não-cristão é a mesma da Bíblia. Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” 2 Co. 6.14) é bem diferente. No namoro entre cristãos não existe o “ficar” (NÃO EXISTE, VIU GENTE?). Ambos pensam em glorificar a Deus com o namoro, em crescer espiritualmente, e ajudar o outro a crescer. É um relacionamento altruísta, onde o outro é mais importante do que o “eu”.

Geralmente o que acontece é que as duas pessoas se conhecem em acampamentos, ou encontros entre igrejas, ou por amigos em comum, conversam, descobrem que se gostam, e PÁ! Lá vai o moço comprar aliança e pedir a mão da moça. Que liiiiiindo. – Não, não é lindo. Perceberam alguma coisa errada aí? Sim, tudo aconteceu muito rápido.

  • O que acontece e não deveria acontecer

 Eu não vou ser generalizadora em dizer que nenhum namoro que aconteça rápido assim não dê certo. Mas, é muito improvável. Esse é o, creio eu, maior perigo do namoro cristão (pelo menos nos meus meios de convívio): agir depressa demais. Vamos partir pra uma situação exemplo: o rapaz 1 conhece a moça 2  quando ela sai de uma igreja e vai pra igreja dele. Eles convivem todos os dias de cultos, saem juntos com o grupo de jovens da igreja, moram na mesma cidade… Começam a conversar e descobrem que gostam das mesmas músicas, mesmos esportes, etc e tal. Ele gosta dela, ela gosta dele. Os dois então decidem orar sobre isso. Passado um tempo eles decidem então começar a namorar. O que acontece? O tempo vai passando e eles percebem muita coisa que não tinham percebido antes um sobre o outro. Eles não têm assuntos em comum, não têm coragem de falar ao outro sobre os defeitos do outro que gostaria que mudasse, e decidem terminar. Qual foi o problema? Bom, o problema principal foi a pressa. E a pressa fez com que eles não se tornassem amigos ANTES de namorar. Um dos pontos mais essenciais num relacionamento amoroso é esse: amizade. Torne-se amigo da pessoa, pra então namorar. Uma frase que li esses dias dizia “Seja a eterna melhor amiga do seu namorado, e a eterna namorada do seu marido”. Muuuito verdade! Se vocês não são amigos, não terão assunto para conversar, não terão intimidade suficiente pra conversar sobre tudo, e sempre terão um relacionamento superficial. Acredito que os relacionamentos mais duradouros e bonitos são aqueles em que os dois são melhores amigos. Falam sobre tudo, dividem problemas, um aconselha o outro, um faz o outro crescer. Se o casal do exemplo tivesse dado tempo ao tempo, visto um ao outro com olhos de amizade ANTES dos olhos do interesse, eles poderiam ter construído um relacionamento seguro e confiável antes de serem namorados, e quando a hora chegasse, o namoro teria dado certo.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1

 Vamos então ao exemplo número 2: o rapaz A e a moça B (hahaha, horríveis esse codinomes!). Os dois se conheceram num acampamento/intercâmbio entre igreja/qualquer tipo de viagem e ficaram conversando durante esse tempo. Trocaram Telefone/MSN/Facebook/Orkut/Twitter/Flickr/Tumblr (hahaha, vocês entenderam, né?) e ficaram se falando por uns meses, conhecendo mais um ao outro, oraram sobre isso, decidiram marcar de se visitarem vez ou outra. Se divertiram, descobriram coisas em comum, tornaram-se amigos. Depois de um tempo avaliando a situação resolveram namorar (detalhe que nesse caso, eles se tornaram amigos antes de começar a namorar então esse não é mais o problema). Qual o problema? Acredito que o maior problema desse relacionamento será a distância. A distância é problema em muitos sentidos. Primeiro, por causa das saudades, que todos nós sabemos que é difícil e dói. Mas, eu acredito que o amor verdadeiro supera saudades. O segundo problema então é a falta de conhecimento prático um do outro. Olha, namoro à distância sobrevive a base de MSN e telefone. Mas, MSN e telefone não mostram quem a pessoa realmente é, seus defeitos mais guardados. Não que seja proposital… Muitas vezes os casais acabam “escondendo” seus defeitos inconscientemente, porque querem causar uma boa impressão no namorado/namorada. Então acontece que quando eles começam a conviver mais, se ver mais, descobrem coisas que nunca imaginaram que existisse na outra pessoa, porque o MSN nunca mostrou isso. Preciso deixar bem claro aqui que eu acredito SIM em namoro à distância. Conheço casais que dão SUPER certo, mas tenho que dizer: eles sofrem muito. Principalmente pelas saudades, a impossibilidade de receber um abraço e um consolo nos momentos de tristeza, essas coisas. Por isso, apesar de acreditar que com muito esforço e amor um namoro à distância pode virar um casamento feliz, eu quis apontar aqui os problemas que ele pode causar.

Bom, agora que já apontei dois exemplos práticos quero falar de outras coisas.

  • A questão da aparência e dos gostos pessoais

 Queria falar pra vocês uma frase do livro “Limites no Namoro”:

“Ninguém é perfeito. Qualquer pessoa que você namore o decepcionará e pecará. Não existe nenhum Príncipe Encantado que tenha tudo. Então, desista dessa fantasia.”

 Ui, tapa na cara. Acredito que as meninas têm essa tendência de acreditar em contos de fadas e Príncipes Encantados. Experiência própria… Hahaha! Mas, a verdade é que isso não existe. A verdade é que ninguém é perfeito, nem mesmo você. Buscar a perfeição só vai te levar a um lugar: decepção. É verdade que todos nós temos um ideal de pessoa que gostaríamos de encontrar. Devo ser sincera e dizer que por muito tempo eu tive esse ideal e seguia ele à risca. Deixa eu contar um pouquinho disso pra vocês: quando eu tinha 11 anos eu comecei a gostar pela primeira vez de um menino. Ele era loiro, de olhos verdes e um esportista nato. Claro que não deu certo (mesmo porque eu era uma criança!), mas ele foi minha primeira “paixonite”, e por muito tempo eu buscava, inconscientemente, uma pessoa que fosse como ele. Quando eu percebi o que estava acontecendo, tentei ao máximo me livrar dessa tendência de sempre me interessar pelos loiros-de-olhos-verdes-jogadores-de-basquete (hahaha), e consegui! Mas, eu tive que perceber isso antes.

 Então aqui fica minha dica: tenha alvos, metas. Mas, tenha alvos e metas na questão espiritual principalmente. Busque sempre alguém que seja um cristão genuíno, que você sabe que irá te aproximar de Deus, e não te afastar dEle. Depois, crie metas de caráter (creio que o “ser cristão” leva a ter um bom caráter). E por fim, crie metas de personalidade, como por exemplo, querer alguém engraçado, ou inteligente, ou são-paulino, ou músico, ou esportista, ou nerd, ou líder, ou tímido, etc etc etc (momento #VouConfessarQue: eu gosto mais dos nerds, hahaha!). Mas, SEJA FLEXÍVEL nisso! Muuuuito flexível! É claro que você não vai deixar de gostar de alguém só porque ele é palmeirense e você é flamenguista. Mas, não tem nada de errado em achar mais legal aquele menino ou aquela menina só porque ele torce pro mesmo time que o seu. Entendeu o que quis dizer com flexível? :)

 E quanto às metas físicas: esqueça! Você vai perceber que, quando não se prende a um padrão, abre sua visão pra pessoas que podem ser simplesmente perfeitas pra você, e que você teria ignorado só porque o (a) coitado (a) não tinha o cabelo liso. Entendeu? Lembre-se que superficialidade só serve pra levar ao orgulho e à vaidade. E além do mais, se todos gostassem dos ruivos, o que seria dos morenos (e dos loiros, e dos negros, e dos orientais,…)? ;)

  • Ser solteiro

 Pra finalizar (eu sei que não falei sobre TODOS os aspectos de namoro, mas é por isso que o título do post é “falando UM POUCO sobre namoro cristão”…) eu quero falar sobre ser solteiro. Muita gente acaba se prendendo a relacionamentos que sabem que vai dar errado, simplesmente pelo medo de ficarem sozinhos. Você precisa aprender que ter um relacionamento amoroso não é o que fará você feliz. Se você pensa que só será feliz quando namorar, não comece um namoro! Você só irá se machucar e machucar ao outro com essa dependência. Aproxime-se de Deus, de sua família e amigos, e descubra que você pode ser MUITO feliz sendo solteiro. Quando estiver feliz assim, poderá começar um namoro saudável.

 Lembre-se que estar sozinho não é um fardo, então use esse momento da sua vida para servir mais a Deus, dedicar-se a seus hobbies, suas amizades, seu trabalho… Seja feliz enquanto estiver solteiro! Seja tranquilo e confiante, e saiba esperar em Deus um namoro feliz.

 Lembre-se do que Paulo falou aos Coríntios:

“O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor.” 1 Co. 7.32

  • Conclusão

 Então é isso, queridos. O amor é uma decisão. É difícil, e devemos ser realistas sobre ele. Não é fácil descobrir os defeitos em si mesmo, muito menos nos outros. Mas, meu amigo Jonatas me disse uma frase que é muito verdade: “Quando você pensar ‘conheço os defeitos dessa pessoa, mas ainda assim a amo e passaria minha vida toda com ela’ já sabe que pode namorar. Quando pensarem ‘conheço os defeitos dessa pessoa, a amo, e VOU passar minha vida toda com ela’ já sabe que podem casar”.

 Sejam realistas sobre namoro, levem MUITO a sério, saibam que é o primeiro passo de toda uma vida juntos. Coloquem Deus acima de tudo e cresçam juntos em amor. Espero de coração que vocês sejam sábios nessa área, e oro que o Senhor aumente o amor dos que já namoram, e conceda paciência aos que estão esperando a pessoa certa.

Com muito amor,

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.” I Co. 13.4-8

Esse texto também fala sobre o mesmo assunto e é muito bom, vale a pena ler:  http://minhavidacrista.tumblr.com/post/2827842280/namoro-nao-me-acho-competente-o-suficiente-pra

About these ads
43 Comentários leave one →
  1. Virginia Brito permalink
    25/01/2011 22:26

    Muito bom Fran.
    Eu posso diser que ‘conheço quase todos os defeitos dele, o amo, e VOU passar minha vida toda com ele.Sei que muitas lutas viram mas terei muitas vitorias.

    beijoss

    • 25/01/2011 22:33

      AMÉÉÉÉÉÉM! Vai ter muitas vitórias mesmo, linda! Vocês são lindíssimos juntos e com certeza serão muito felizes!
      Amo os dois! :)

  2. 25/01/2011 23:19

    Oi flor!
    amei seu texto, mto mto!!
    estava precisando ler algo assim, me ajudou a refletir!

    bjim

  3. 26/01/2011 10:11

    Muito bom Fran, li tudinho ( até a respeito dos palmeirenses…¬¬) e gostei mto, vo dar uma divulgada nele tbm, Bjos!

  4. 26/01/2011 21:35

    DIVULGANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito verdadeiro e biblico.. estamos estudando isso com o Pastor Fábio…( eu mais ou menos porque fico com as crianças no berçário)… eu vejo os jovens da minha igreja falando nisso e penso… calma gente… para que pressa…. =/ e se não for da vontade de Deus?.. estudem e dediquem-se ao Senhor!!!!!

    abraços!!!!

  5. 27/01/2011 18:20

    Olá Fran…

    Fiquei impressionada com o fato de nossas convicções serem tão parecidas…

    Que Deus continue a te abençoar e te amadurecer, pra assim um dia você viver um romance que glorificará o nosso Deus e Pai…

    bjoO

    Fique na paz

  6. 28/01/2011 3:06

    Oi Fran!! Acabei de descobrir seu blog através do Youtube (e seus vídeos lindos! ^^) e fiquei muito contente de tê-lo conhecido! É sempre muito lindo ver Deus agindo nas vidas de meninas tão jovens como você, ensinando Seus caminhos e edificando outras vidas! Continue neste caminho! E que Deus te abençoe ricamente, querida! Beijos.. e espero que possamos manter contato! ;] Dá uma passadinha no “Mulheres Virtuosas” também, tá? O endereço é: http://www.womenofvirtues.blogspot.com . Paz!

  7. 04/02/2011 15:49

    Oi Fran! Tem um assunto que você relacionou na postagem que fala comigo: a questão do Príncipe Encantado.

    Muita gente fala deste assunto como besteira, um sonho que nunca poderia ser realizado. Mas creio que depende da maneira que nós vemos o nosso “Príncipe” ou “Princesa”.

    Não precisamos ver da forma que vemos em filmes e desenhos, nos contos de fadas, o qual nos mostram coisas fora da realidade juntamente com um padrão de beleza e de caráter.
    O ser humano não tem todos os seus dias bons, o dia mal chega também, o ser humano não tem apenas qualidades, mas uma infinidade de defeitos.
    Porém, para todas as nossas falhas, para todo nosso vazio, existe a perfeição que encontramos em um Deus Único, nosso amado REI JESUS!

    E sendo assim, somos FILHOS do Rei! Ou seja, príncipes e princesas!

    Olhando para Jesus, que é nosso Rei, podemos sim ter a idéia de encontrar um príncipe!

    Posso dizer que Jesus já me presenteou com um Príncipe lindo e juntos, estamos edificando nosso “Castelo”, para enfim, ser habitado. E depois de pronto, ser cheio da Glória de Deus no nosso templo, como aconteceu nos dias de Salomão: a nuvem de Glória ENCHEU o templo. E quando se diz ENCHE, é que não tem espaço para mais nada, está completo, pleno em Deus.

    …”No qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao SENHOR, no qual vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” Efésios 2.21,23

    Fran, sempre visito seu blog e nunca comento, mas dessa vez senti vontade e escrevi um texto! aaheuhae :D

    Jesus continue abençoando seu ministério!

    Carol

    • 04/02/2011 20:50

      Então, flor… Eu sempre defendi também isso de que em Deus nós podemos sim achar nossos príncipes. Mas, essa ideia é perigosa, e eu achei que era bom tentar, através desse texto, desmistificar toda essa ideia.
      Porque Deus nos dará sim, se soubermos esperar com paciência, uma pessoa que nos completará, nos ajudará, e nos amará. Mas, essa pessoa será tão imperfeita quanto nós. E nós tendemos a colocar muitas expectativas nessas pessoas, esperando que elas sejam perfeitas. E quando descobrimos que não são, nos decepcionamos.

      Mas, eu acho que quando nós conseguimos olhar pra alguém e pensar “poxa vida, ele tem tantos defeitos, mas mesmo assim é meu príncipe”, aí sim essa ideia toda é aceitável.
      Entendeu? :)

      Então, eu concordo com você, príncipes e princesas existem, mas não são perfeitos. Mas, foram perfeitamente feitos pra nós :)

      Obrigada pelo comentário! Amo quando os assuntos são debatidos!
      Comente sempre, já que visita sempre! Hahaha, tá bom?
      Beijos, flor!! :))
      Fran

      • 05/02/2011 8:24

        Entendi sim, Fran!
        É isso mesmo o que penso. (:

        Perfeito ele não é assim como não sou, mas foi perfeitamente feito para mim.
        E isso faz ele ser meu príncipe!

        Já pensou se fôssemos perfeitos? Não ia ter graça! Não teríamos a oportunidade de crescer após uma falha e aprender muuito com isso. Iríamos ser tudo, menos humanos!

        Conclusão: nosso príncipe tem que ser real (humano). ahaueha
        Nada de encantos da disney! Mas encantos do Reino, o que é infinitamente melhor! E sendo assim, sempre nos surpreendemos, Ele faz mais do que pensamos, do que pedimos e até sonhamos porque quem busca Ele, de nada tem falta.

        Amada, me identifico em algumas coisas do seu ministério, principalmente a parte do louvor. Componho músicas também, mas em português e ao invés de teclado, toco violão. Estou aprendendo teclado e estou amando!
        Quanto ao inglês, sei que Jesus vai me usar um dia próximo para falar ou cantar do amor dEle para outras pessoas, não sei quando nem onde.

        Enquanto esse dia não vem, vou escutando o que Deus compartilha com você e com queridas irmãs do meio musical internacional.

        Escrevi um texto de novo! auauae :B

        Pode deixar Fran, comento sim!
        Beijos!!

  8. 05/02/2011 11:04

    Hahaha, amo seus comentários/textos, flor!

    Você não tem um blog ou algum lugar onde eu possa ouvir suas músicas?? Eu ia gostar muuito!!
    Espero que o Senhor abençoe esse talento seu, pra que dê muitos frutos!!

    Beijos!! Fran

    P.S.: Estou te seguindo no Twitter :)

    • 06/02/2011 23:09

      Fran, eu até tinha blog, mas sabe quando surge aquela louca vontade de mudar e inovar o blog? Pois é, inovei tanto, tanto, que apaguei. ahauhuae :/

      Mas estou louca para fazer outro blog, é abençoador tanto pra quem escreve como pra quem lê!

      Não gravei ainda nenhum vídeo tocando minhas músicas. Olhar seus vídeos me encoraja (muito) a gravar! Quando gravar vou te mandar o link em primeira mão, com certeza! :D

      Amém Fran! Em nome de Jesus!!

      Adorei me ‘comunicar’ com você via comentários/textos! hahahea
      Apareço para comentar mais por aqui!

      Você é muito querida e como já havia dito, me identifiquei muito com seu ministério! Principalmente na área musical, mas também na parte das crianças porque já trabalhei com elas na igreja e é uma oportunidade incrível, de Deus mesmo.

      Também estou te seguindo, amada!
      Beijos!!

  9. 01/03/2011 22:37

    “Preciso deixar bem claro aqui que eu acredito SIM em namoro à distância. Conheço casais que dão SUPER certo, mas tenho que dizer: eles sofrem muito. Principalmente pelas saudades, a impossibilidade de receber um abraço e um consolo nos momentos de tristeza, essas coisas. Por isso, apesar de acreditar que com muito esforço e amor um namoro à distância pode virar um casamento feliz”

    Siiiiiimmm… eu conheço tambéémm!!! Eu e meu gatinho mineiro!!! *-*

    É dificil sim! Muito mais do que parece. E gente, se vocês pensam que depois de 1 ano melhora porque você já está acostumando.. tire seu cavalinho da chuva, porque piora a saudade!!!
    Mas Deus nos ajuda a superar tudo porque nosso objetivo é glorifica-lO e viver uma vida para honra e glória do nome dEle!

    Amei o post Flor!!! Que Deus continue te abençoandooo!!!

    s2

    Beijinhus com confetes
    =**

  10. Mylena permalink
    28/05/2011 10:26

    Oi, Fran…..Nossa como o Senhor usa você minha amada, sabe hoje tenho 32 anos e já me decepcionei tanto na minha vida amoraosa, em todos os exemplos que você citou em suas reflexões,com cristões e não cristões, mas o percebir que o grande problema não era exatamente com eles e sim comigo. é comigo mesma..rs..rs. é que eu ainda não tinha percebido antes que deveria ter um conhcecimento melhor e mais aprofundado,no campo espiritual para dair sim poder pensar em me envolver com relacionamento de romances, agora que já entendir meu caminho com o Senhor e o sigo, estou tranquila para começar a iniciar uma espera por um relacionamento , entende, estou feliz comigo, com minha familia, com meus amigos,com o meu profissional, e sei que não busco em um relacionamento de romance uma fuga e sim uma realização do plano de deus em minha vida, mas fiquei feliz com as suas explicações plausivas viu, parabéns, irei copiá-las e passar para alguns e-mails, de amigos quero que sinta e entedam como é bom sentir a verdadeira felicidade de um relacionamento sádio e tranquilo……abraços.

    Mylena De Paula
    Engenheira de Produção
    Gestora de seg. do Trabalho
    Téc. de Enf. do Trabalho.

  11. DELMELICA permalink
    08/10/2011 0:43

    QUERIA SABER UMA COISA .. EU ESTOU QUERENDO IR A O UM SHOW GOSPEL E MEU NAMORADO Ñ VAI , E AI TEM ALGUMA COISA EU IR SÓ C O POVO DA IGREJA???ESPERO A RESPOSTA O MAIS RAPIDO POSSIVEL

  12. 02/11/2011 21:56

    Puuxa, não tinha lido esse seu texto ainda, é muito bom!
    Parabéns, espero que Deus continue usando você para ministrar as nossas vidas!

    beijo
    Deus abençoee! :)
    visite-me.

  13. eliane permalink
    12/12/2011 10:16

    Ameii seu texto francine,estava precisando muito refletir em relação ao tempo certo de um namoro,tipo to conheçendo uma pessoa o bom é que somos da mesma igreja ele se didica na obra do senhor..e estamos conversando a um tempo já,e entre eu e ele é um namoro ou seja um conhecimento.no ele me pede pra namorar mais falo vamos orar e fazer a vontade do senhor e vamos nos conhecer mais um pouco,pra gente é um começo de um namoro,mais pra igreja somos apenas amigos,pois não quero trocar os pés pelas mãos,ter paciência acima de tudo e manter o controle,mais sabe que sempre sai os comentariso né?as pessoas infelismente são humanas e sabe que jugam sem nem saber oq ta realmente acontecendo ,se é um namoro ou apenas uma amizade…mais pra não ficar esse leva e trás meu pastor estar bem siente da situação.me ajuda Bb..mais um pouco oq devo fazer?

    • 12/12/2011 13:08

      Oi Eliane!
      Olha, o que eu posso te dizer eh: ore muito! E espere em Deus uma resposta no seu coracao. Nao comece nada por impulso.
      Deus te abencoe! :)
      Beijos

  14. 13/12/2011 23:47

    Amém.Obrigada pelos conselhos

  15. Thalita permalink
    09/01/2012 16:57

    Nossa gostei muito desse texto. LI tudo + fikei com gostinho de quero mais =)
    + estou passando por um problema e gostaria do seu conselho Fran,
    Gosto muito de um Rapaz, minha relação com ele é uma benção, com a familia dele então é mais benção ainda. Já conheço as tias dele, primos, avós estou muito envolvida.
    + o que está acontecendo é ki fui trazer ele em minha ksa pra conversar com minha mãe e ela ñ autorizou nosso relacionamento. eu ñ sou muito nova para ñ possuir maturidade para possuir um relacionamento, ao contrário, tenho responsabilidade, trabalho, terminei meu ensino médio, possuo cargos na igreja, sou professora da ebd dos pequeninos, + não sei se vc me entende, minha mãe é do tipo de mãe MUUUUITO DA ANTIGa RSRs axa ki vai atrapalhar em estudo e trabalho e na minha vida secular, ela ñ acredita ki uma pessoa com 18 anos possa possuir um namoro cristão amadurecido com um tempo e sem pecados, pois ela só teve seu primeiro namorado a partir dos 24 anos. sentei com meu parceiro, expliquei minha situação para ele e chegamos a uma conclusão. ele disse ki vai estar esperando o tempo ki for preciso para estarmos juntos, e estou orando a respeito disso. o que podes me responder a respeito dessa minha situação?

  16. Karine* permalink
    25/01/2012 21:05

    Lindo o post e linda vc! Amei! Usou de muita sabedoria e conhecimento, que o principio dela. Então, aproveitando um pouco desse ‘dom’, quero saber sua opinião. ‘Como uma garota cristã (claro) deve se comportar com um amigo (cristão tb) ao estar apaixonada por ele? Acredito e defendo que o papel da conquista é do homem, mas enquanto é só amizade é ‘feio’ procura-lo para conversar e sair? Espero que entenda e me responda com essa mesma unção do post. Obrigada! Bjoo

    • 25/01/2012 21:38

      Oi Karine!! Muito obrigada!

      Vou tentar te ajudar com um exemplo pessoal. Eu tenho um melhor amigo. Mas, melhor amigo mesmo, daqueles que você pensa que se ele partir, você nem sabe como seria.
      Aí, por um tempo eu achei que gostasse dele além da amizade. Tava tão forte que eu não consegui me conter: falei pra ele. Por um tempo, parecia que tinha sido a decisão certa, apesar de eu ter percebido que ele ficou sem jeito, afinal ele sabia que tinha que ter partido dele. Tentamos ver se daria certo um namoro.
      O tempo passou e eu percebi que gostava dele só como amigo mesmo e tinha feito uma confusão enorme dentro de mim sobre os sentimentos. Até aí tudo bem, o problema é que eu já tinha contado. E aí fui sincera de novo, e disse que era só amizade. Ele saiu machucado, eu também. Foi dolorido.
      E até hoje eu sei que tudo isso aconteceu porque eu quis tomar as “rédeas” e dizer que eu podia tomar o primeiro passo, que tudo bem.
      Mas, nós sabemos que não deve ser assim.

      Então, meu conselho pra você é: espere. ORE MUITO. Peça pra Deus confirmar não só no seu coração, mas no coração dele se é isso que Ele fez pra vocês. E se for, acredite, ele vai tomar a iniciativa, porque é assim que Deus quer que as coisas sejam.
      Permaneça no seu trono, não saia daí. Deixe que o príncipe venha.
      Afinal, princesas nunca correm atrás ;)

      Espero ter ajudado! Se quiser me contar como aconteceu as coisas depois, pode me mandar um e-mail: franv08@gmail.com

      Beijão!

  17. Karine permalink
    26/01/2012 8:37

    Fran, que bom ter me respondido, obrigada mesmo! E já que você me deu essa brechinha, mandei um e-mail pra vc mesmo. rs

    Dta!! Bjo

  18. Karine permalink
    26/01/2012 9:19

    Ixii, tentei de novo e não deu de novo… O e-mail tá certo (franvo8@gmail.com)? Tem outro? =/

  19. Karine permalink
    26/01/2012 9:25

    Agora foi neh?! haha Conversamos por lá. Bjo

  20. Karine permalink
    30/01/2012 7:58

    Fran, desculpa o encomodo, mas você não respondeu nada sobre o e-mail… pelo menos, recebeu?

  21. Nayara permalink
    15/04/2012 1:46

    Nossa Fran, adorei tudo, realmente temos que levar a serio o Relacionamento <3

  22. 18/04/2012 14:13

    Wow… demais! Sem tirar nem uma vírgula. Parabéns!

  23. José Augusto - face gutobh7@hotmail.com permalink
    11/08/2012 19:27

    Li e gostei muito. Recomendo essa pregação, pois acho que poderá complementar um pouco mais. São 3 videos de 3 partes do Paul Washer.

    • 11/08/2012 21:10

      Muito obrigada pela indicação, José Augusto! Assistirei assim que possível, vi o comecinho do primeiro e achei muito interessante.

      Em Cristo,
      Francine.

      • José Augusto permalink
        13/08/2012 12:17

        Que bom que achou incessante, pois não era esse que queria enviar ^-^’. Era a 1º parte dos que falam sobre namoro, porém está tudo bem, sembre bom ouvir um homem que quer ver o bem das pessoas, principalmente nas famílias. Veja à 1º parte dos 3 que falam sobre namoro.

        forte abraço,
        José Augusto.

  24. 23/11/2012 9:45

    Poxa, que legal meu !! Muito bom o texto !!

  25. Bruno permalink
    04/02/2013 6:56

    Fantástica reflexão, muito sábia e certeira, obrigado.

    Bruno

Trackbacks

  1. Tweets that mention Falando um pouco sobre namoro cristão « Verdade, fé e amor -- Topsy.com
  2. Dia dos namorados (Música ‘I Believe in Love’) « Verdade, fé e amor
  3. Eu #EscolhiEsperar… E recebi meu presente de Deus :) « Verdade, fé e amor

Todos os comentários são bem vindos. Gostamos muito de ler sua opinião, pedido de oração, testemunho, sugestão. Responderemos o mais rápido possível. Com amor, Fran e Carol.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 132 outros seguidores